Exposições/Feiras

08 de Agosto

Orquestra Afrosinfônica apresentará o Poema Sinfônico Castro Alves na abertura da FLIPELÔ

Orquestra Afrosinfônica apresentará o Poema Sinfônico Castro Alves na abertura da FLIPELÔ

A Orquestra Afrosinfônica apresentará o Poema Sinfônico Castro Alves no dia de abertura da 3ª edição da Feira Literária Internacional do Pelourinho. O concerto será realizado às 20h do dia 7 de agosto, no Largo do Pelourinho e terá arranjos e regência do Maestro Ubiratan Marques.

O Poema Sinfônico Castro Alves é composto pelo repertório da Orquestra e por músicas dedicadas à obra do escritor Jorge Amado. Destacam-se o arranjo inédito para “É doce morrer no mar”, parceria de Dorival Caymmi com o autor do romance “Mar Morto”, e “Maracatu do Congo”, parceria do Maestro com Mateus Aleluia que está sendo gravada para o segundo álbum da Orquestra Afrosinfônica.

A obra de Castro Alves ganha vida com os poemas “O Povo ao Poder”, “O Navio Negreiro” e “A duas Flores” a partir de intervenções do ator Jackson Costa e da projeção mapeada do artista Gabiru sobre a fachada da Fundação Casa de Jorge Amado.

ORQUESTRA AFROSINFÔNICA

A Orquestra Afrosinfônica se expressa a partir de abordagem erudita decorrente de pesquisas sonoras e conceitos intimamente ligados à música afro-brasileira, antes sob forma de arranjos que dialogavam com os ritmos e cantos próprios de cada orixá, os pontos de candomblé, e hoje a partir de composições de poemas sinfônicos.

Reunindo 22 músicos e estruturada por piano, percussões popular e sinfônica, naipes de sopro e cordas, e por um coro feminino, essa orquestra leva o conceito “afrosinfônico” às últimas consequências pela consciência do processo cultural da diáspora africana e pelo processo de pesquisa e estudo de repertório, criação de arranjos sinfônicos e expressão que se pretende extrair de cada instrumento.

SERVIÇO

Trabalho: Poema Sinfônico Castro Alves
Artistas: Orquestra Afrosinfônica
Realização: Casa da Ponte Maestro Ubiratan Marques

Dia: 07/08/2019 (quarta-feira)
Horário: 20h00
Local: Largo do Pelourinho, Centro Histórico de Salvador